quarta-feira, 23 de abril de 2014

SMS de Assú realiza mais uma campanha “Eu sou 12 por 8”





Com o objetivo de alertar e orientar sobre a importância da prevenção  diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Assú, integrou nesta quarta-feira (23), a campanha “Eu sou 12 por 8”, idealizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para lembrar o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial.
 
A campanha que tem como lema: Quem tem bom coração combate a Hipertensão, foi desenvolvida em todas as unidades básicas de saúde do município e no posto central.

Na oportunidade além de serem apresentadas palestras educativas conscientizando que a hipertensão é a principal causa de doenças do coração, dos rins, de derrames e quem não a controla adequadamente pode ter sua vida reduzida em mais de 16 anos. Foi destacado que a obesidade está ligada a uma série de complicações a curto, médio e longo prazo. Pessoas obesas têm maior tendência a apresentar pressão arterial elevada, diabetes e alterações do colesterol e triglicérides.

Ainda na parte educativa houve distribuição de material com orientações. Também foram realizadas consultas de enfermagem com aferição de pressão arterial, medição IMC (Índice de massa corporal) e glicemia em jejum, atendimento médico e odontológico.

10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão alta / SBC
  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividades físicas todos os dias.
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
  6. Abandone o cigarro.
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  10. Ame e seja amado.
SEACOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário