sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Curiosidades sobre cabelos

Por que alguns são crespos e outros lisos? Por que alguns são claros e outros, escuros? 

Os pêlos demoram de dois a três meses para atingir o comprimento máximo. Já os cabelos, levam cerca de dois a seis anos. Os fios passam por três etapas de crescimento. São elas: “anágena” (fase que representa quase toda a vida útil do pelo, formado nas camadas mais internas da pele e segue crescendo a um ritmo de mais ou menos 1 centímetro por mês. Depois vem a “catágena”, que é o período em que o fio fica em repouso. Não cresce. Essa fase tem duração máxima de 1 mês. Para terminar tem a “telógena” que dura alguns meses e é quando o pêlo morre e cai naturalmente. O comprimento de cada fio está relacionado ao tempo de vida, por essa razão os cabelos crescem mais do que os pelos das axilas, por exemplo.

 

Que partes do corpo não nascem pêlos?
Sola do pé, palma da mão e lábios. Quando nosso organismo está em formação ainda no útero, essas partes do corpo não desenvolvem, por baixo da pele, as estruturas necessárias para a formação dos pêlos.

 

Por que tem cores diferentes?
Devido a melanina, que é a substância que dá cor aos fios. Mas o que define o tom dos cabelos é o balanço entre os dois pigmentos que compõem essa “tintura natural”. Quando a concentração de eumelanina é maior, o cabelo é mais escuro. Já os cabelos claros e ruivos, têm maior predominância de feomelanina, um pigmento mais avermelhado. Os idosos e os albinos têm ausência parcial ou total de melanina, por isso têm os cabelos brancos.


Por que existem cabelos crespos e lisos?
O tipo de cabelo é definido pelo formato do folículo piloso (onde o fio sai do corpo). Se o canal é cilíndrico o fio sai liso. Se for achatado, o pelo sai ondulado. Se o folículo for muito achatado o fio sai crespo.

Vocesabia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário