terça-feira, 30 de abril de 2013

Gestação e Gravidez



 É mais provável engravidar se a mulher tem orgasmo? 

 Luciana - Também não há comprovação científica. Com o homem ejaculando, independente da mulher ter orgasmo ou não, é possível que ela engravide da mesma forma.

 Grávidas costumam ter gases? Por quê? 

 Luciana - Sim, muito. Porque na gravidez o hormônio da progesterona diminui os movimentos peristálticos no intestino, aumentando os gases e a constipação intestinal.

 A grávida pode ir ao dentista normalmente? 

 Luciana - Sim. A grávida pode realizar limpeza e se for necessário tratamento dentário deve usar anestesia, de preferência sem vaso constritor. Se for necessário radiografar, ela deve utilizar avental com proteção de chumbo. É importante saber que na gravidez é comum acontecer sangramento gengival e aumentar a incidência de cáries, porque o bebê acaba “pegando” mais cálcio da mãe.  

 Sexo durante a gravidez pode incomodar o bebê? 

 Luciana - Não, ele não incomoda o bebê e não tem contra-indicação, exceto em alguns casos que, por algum motivo, como patologias, que o obstetra orienta a paciente sobre a prática sexual.

 Depois que a bolsa estourou quanto tempo demora para o bebê nascer? 

 Luciana - Até quatro horas depois que a bolsa estourou. Caso o bebê não tenha nascido pode-se realizar antibiótico profilaxia para evitar infecção. A mãe deve ficar atenta à cor do líquido amniótico, pois se tiver esverdeado significa necônio (cocô do recém-nascido e representa sofrimento fetal, devendo-se procurar mais rapidamente o hospital).

 Até quantas semanas de gravidez a mulher pode dirigir? 

Luciana - Após 34 semanas, não é prudente dirigir, pois pode romper a bolsa e ter contrações doloridas.

 Qual é o tempo de recuperação e internação da mãe no caso de um parto natural? E de cesariana? 

 Luciana - Tanto no parto normal quanto na cesariana, o bebê precisa ficar, no mínimo, 48 horas no hospital. No caso de cesária, geralmente a mãe e bebê ficam 72 horas e no parto normal, geralmente e dependendo dos casos, ambos podem ter alta depois das 48 horas.

 Há como prevenir a doença hemolítica perinatal (causada pelo tipo sanguíneo)?

  Luciana - Sim, a doença hemolítica é decorrente da mãe Rh – e o bebe, Rh +. Durante a gravidez, não se sabe o sangue do bebê, então leva-se em consideração a tipagem sanguínea do marido. Caso o marido seja positivo e a gestante apresentar sangramento durante a gravidez, ela deverá ser vacinada. Caso ocorra algum abortamento também é necessário a vacina. Em alguns casos a vacinação é realizada com 26 semanas de gestação. Quando o bebe nascer e for realizada a tipagem sanguínea, há necessidade de vacina apenas caso ele seja Rh +

Matéria do Blog Espaço Saúde da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário