terça-feira, 7 de agosto de 2012

Coma feijão

Conheça 8 razões para você comer feijão!

Feijão na tigela - Foto: Getty Images

As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por aminoácidos chamados lisinas. as proteínas são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos). 100 gramas de feijão cozido apresentam 8,6 gramas de proteína. 

Sorriso sem cáries - Foto: Getty Images

O casamento de arroz e feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, Pesquisadores acreditam que esses alimentos absorvem o flúor presente na água tratada que costumamos utilizar para o preparo. Esse mineral fica concentrado na saliva de quem consome o arroz e o feijão, aumentando a proteção dos dentes. 

Mulher medindo a barriga com fita métrica - Foto: Getty Images

Inserir o feijão em uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento. É preciso moderação no consumo, já que o alimento é rico em carboidratos e pode engordar - 100 gramas apresentam 22 gramas do nutriente, semelhante à quantidade encontrada no arroz (28 gramas). 

Homem com a mão ba barriga e com intestino preso - Foto: Getty Images

As fibras são famosas por aumentarem o volume das fezes, dando um empurrãozinho para o intestino funcionar melhor. as fibrassolúveis presentes no feijão servem de base para a formação de substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). "Eles fornecem energia para que as células do intestino desempenhem bem as suas funções".

Controle do diabetes - Foto: Getty Images

Esta é mais uma vantagem das fibras do feijão: fazer com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida aos poucos. "Dessa forma, não há picos de hiperglicemia e o paciente de diabetes consegue manter a glicemia estável por mais tempo".

Consulta médica - Getty Images

"O feijão é fonte de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares". As fibras do feijão ajudam a combater a obesidade e controlar os níveis de colesterol e de glicemia do sangue - problemas que aumentam as chances de doenças crônicas.. 

Vários tipos de feijão - Foto: Getty Images

Por ser rico em ferro, o feijão é uma das principais armas do combate à anemia ferropriva, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina) do sangue causada pela falta do mineral. O grão também contém boas quantidades de zinco e magnésio. O primeiro é importante para inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo e a sua falta pode causar desde problemas de memória e até convulsões. "Já o magnésio é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, cérebro e sistema nervoso",

Gestante e menina - Foto: Getty Images

Entre as vitaminas presentes no feijão, há destaque para o folato, também chamado deácido fólico e vitamina B9. "Esse nutriente é muito importante durante a gestação para evitar deformidades no feto". A falta dessa vitamina pode causar alterações de humor e até anemia, com sintomas parecidos ao da anemia ferropriva, como cansaço e fraqueza. Uma porção de 100 gramas de feijão contém aproximadamente 130 microgramas de ácido fólico.

Minha Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário