quarta-feira, 27 de junho de 2012

Abrad afirma que brasileiros têm entrado cada vez mais cedo no mundo das drogas

O uso de drogas está acontecendo cada vez mais cedo na vida dos brasileiros. O dado foi abordado ontem (26) no Dia Mundial de Combate às Drogas por Leandra Iglesias, psicóloga e diretora da Unidade Serrana da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad).

De acordo com a Abrad, o uso do álcool e do tabaco começa em torno de 12 anos de idade, em média. O álcool e o cigarro, que são as drogas legais, são a porta de entrada para as drogas ilegais, porque ninguém começa com uma droga pesada.

Cerca de 12,5% da população brasileira são dependentes de álcool. E o consumo entre as mulheres aumentou 55% nos últimos dez anos, “de forma abusiva”, informou a psicóloga.

14ª Semana Nacional de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas, que ocorre na cidade de Petrópolis, na região serrana fluminense. A Semana Nacional de Prevenção ao Álcool promoveu palestras nas escolas sobre os danos do álcool ao cérebro e sobre o uso de esteroides e anabolizantes, considerados drogas sintéticas que causam dependência psicológica, entre outros temas.

Da mesma forma que as drogas ilícitas, os esteroides e anabolizantes causam danos em diversas áreas do organismo humano e do cérebro, inclusive com diferenciação entre malefícios no organismo feminino e masculino. “É bastante preocupante, porque o jovem não sabe disso e, em busca do corpo sarado, usa essas substâncias de forma não criteriosa”.

Esse assunto foi comentado pelo presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente aqui de Assu, Alexandre Douglas.

Segundo Alexandre, muitas pessoas observaram o grande consumo de bebida álcoolica por parte de adolescentes na Festa de São João em Assu, assunto que, segundo ele, pretende 'discutir' com as Secretárias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e a de Juventude e Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário