quinta-feira, 22 de março de 2012

Você sabe consumir carboidratos?

 
Pergunta 1: Os carboidratos devem ocupar qual porcentagem da alimentação diária de uma pessoa saudável? 
Cerca de 60% 
"Os carboidratos devem compor até 65% do total de calorias ingeridas por dia, ou seja, em uma dieta de duas mil calorias por dia, devem totalizar até 1.300 calorias", entretanto, que o açúcar de adição (adicionado artificialmente aos alimentos) não pode ultrapassar mais do que 25% do total energético diário de um adulto saudável, para evitar o excesso de açúcares na alimentação. 

Pergunta 2: O que diferencia um carboidrato simples de um carboidrato complexo? 
O tempo de digestão e absorção pelo corpo 
Os carboidratos simples, presentes no açúcar, no mel e nas frutas, são aqueles digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo. "Por conta dessas características, eles aumentam subitamente a glicemia". Já os carboidratos complexos, presentes em alimentos como massas, arroz e tubérculos, são digeridos e absorvidos mais devagar, fazendo com que a liberação de glicose no sangue seja mais lenta. 

Pergunta 3: Parar de comer carboidratos é uma boa estratégia para emagrecer? 
Não 
Os carboidratos são fonte de energia primária do corpo, ou seja, o combustível que permite o funcionamento do organismo. "Eliminá-los da dieta sem orientação profissional pode colocar a saúde em risco".  Ainda assim, muitas pessoas investem em dietas como essa e ficam felizes com a constatação da perda de peso. O problema é que o organismo não está queimando gordura, mas líquido e massa muscular e, ao retornar aos seus antigos hábitos, sofrerá o conhecido efeito sanfona.

Pergunta 4: Comer carboidratos de noite engorda?  
Apenas se consumidos em excesso 
"Se consumidos com moderação, carboidratos não engordam". Entretanto, que durante o pico do sono o excesso de carboidratos pode atrapalhar a atuação do hormônio do crescimento, conhecido como GH. Essencial na infância e na adolescência, ele também é interessante na fase adulta, porque retira da gordura do corpo a energia que precisa para desenvolver sua função. 

Pergunta 5: Quais carboidratos devem ser priorizados na dieta?  
Carboidratos simples e carboidratos complexos integrais 
Nosso corpo precisa de carboidratos simples e complexos para manter o equilíbrio metabólico. Mas, para evitar problemas e não abrir portas ao surgimento de doenças, o ideal é dar preferência a carboidratos complexos de origem integral, E mesmo as versões integrais devem ser consumidas com moderação, seguindo a orientação de um nutricionista. 

Pergunta 6: Gestantes devem diminuir o consumo de carboidratos?  
Não, desde que ela não apresente problemas de saúde 
O consumo de carboidratos de uma gestante deve ser similar ao de uma adulta não gestante, se ela não apresentar qualquer problema de saúde. "Já gestantes com diabetes gestacional, que foram diagnosticadas com diabetes antes da gravidez ou que têm sentido algum desconforto que gere azia, por exemplo, devem procurar uma nutricionista para adequar a sua alimentação".

Pergunta 7: Pessoas com doença celíaca devem evitar o consumo de carboidratos? 
Não, só se o alimento tiver glúten 
Celíacos podem ingerir carboidratos sem problemas, desde que eles não contenham glúten. "Intolerantes ao glúten devem evitar alimentos que contenham aveia, cevada, centeio, malte e trigo, cereais que possuem as proteínas que formam o glúten". Grande parte deles está presente em alimentos à base de carboidratos, como doces, salgados e bebidas, e deve ser totalmente excluída e substituída por outros cereais, como arroz, milho e mandioca. 

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário