segunda-feira, 24 de outubro de 2011

24 de outubro - Dia da Organização das Nações Unidas


Introdução
Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
Fundação
Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.
Localização e divisão administrativa
A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembléia Geral entre outros.
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.


Você sabia?
As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.
Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.
A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

Portal São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário