quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Programa executado pelo Instituto Betel tem aprovação em todas as visitas de supervisão e acompanhamento

O Programa de  "Capacitação e Estímulo a Produção, Comercialização, Divulgação e Melhoria da Produção Agropecuária e Derivados" executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Betel, tendo Pedro Cavalcante Albano como gestor,  já se constitui no mais importante programa desenvolvido no município do Assu, principalmente em benefício da zona rural, considerada legada, pelos administradores públicos, a segundo plano.

O Programa visa despertar as potencialidades de cada comunidade e capacitá-las para que possam gerar, através do trabalho coletivo, renda e melhoria na qualidade de vida para todos  - Produtores rurais e agentes de desenvolvimento e população.

Ouvindo líderes comunitários e participantes dos diversos cursos de capacitações que estão em andamento nas localidades rurais e centro da cidade (Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Assu), o benefício trazido pelo Programa "não é a longo prazo" como outros projetos ou programas anunciados e desenvolvidos por poderes públicos.
Esse Programa capacita de maneira teórica e prática (180h cada curso) os participantes que, já podem utilizar o aprendizado em favor de suas famílias, no decorrer do curso, gerando aumento na renda mensal.

Além dos Seminários Comunitários (SEMICs) já ocorridos, ação tipo Dia de Campo, aonde foram ministradas várias palestras sobre Fruticultura e Bovinocultura até agora, cursos de Associativismo (Bela Vista Piató e Porto Piató), Cooperativismo, Gestão e Comercialização (Centro de Assu), Beneficiamento de Frutas - Polpa de Fruta - em Santo Antonio e Panon I; Doce de goiaba e banana em Baviera; Doce de leite em Limoeiro; Doce de Coco em Lagoa do Ferreiro e Hortas Comunitárias em Casa Forte e Carne Gorda; Assentamento Professor Maurício e Patativa do Assaré, estão em andamento e alguns já em fase prática.

Durante essa semana, uma equipe do Ministério da Agricultura e do Abastecimento de Natal (Osvaldo e Dimas) e de Brasília (Zardim e Márcio) estiveram em Assu fazendo acompanhamento do Programa.
Em conversa com eles, 'a avaliação positiva sobre a execução e andamento dos trabalhos foi unanime'.
A equipe esteve visitando as localidades que já estão em fase prática dos cursos e "esperam que os participantes levem adiante o aprendizado, tão positivo e promissor para vida de todos".
Que após os cursos, as associações se organizem para "legalizarem" as futuras fábricas de doces ou polpa de frutas e hortas que trarão renda para todos os envolvidos, disse Zardim.

Esse Programa foi proposto e é executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Betel e conta com recursos, unicamente, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, conseguidos através de uma emenda parlamentar do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).













Vocês podem acompanhar mais informações e fotos através das redes sociais do Instituto Betel:
Twitter: @idsbetel
Facebook: http://www.facebook.com/institutobetel.pedrocavalcante
Programa VOZ DAS COMUNIDADES - A hora da mudança chegou - Todos os domingos, de 13h às 14h, através da www.radioprincesadovale.com.br com a locutora e blogueira Mirley Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário