sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Instituto Betel executa maior programa de benfeitoria e capacitação já realizado em Assu

Com pouco mais de 5 anos de atuação, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Betel já tem um bom currículo em elaboração e execução de vários projetos de benfeitoria em áreas rurais de Assu e região.

Agora é proponente e executor do maior programa de capacitação já realizado no município do Assu, segundo vários membros de movimentos rurais, como é o caso do presidente da Associação Comunitária do Limoeiro e tesoureiro do Conselho Especial das Associações Comunitárias do Assu (CEACA), Francisco de Assis Silva, o "Deassis de Limoeiro", que há mais de 13 anos já milita em comunidades rurais.

Trata-se do Programa de "Capacitação e Estímulo a Produção, Comercialização, Divulgação e Melhoria da Produção Agropecuária e Derivados".

O citado programa é desenvolvido com recursos do Ministério da Agricultura e Abastecimento, através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). Também conta com a parceria do CEACA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Assu e Rádio Princesa do Vale AM.

Sua metodologia consiste em ministração de cursos de capacitação na área de Associativismo, Cooperativismo, Gestão e Comercialização, beneficiamento de frutas, como polpa de fruta, doces de goiaba, banana e leite, hortas comunitárias, seminários comunitários (SEMICs) e uma Feira de Negócios de Agricultura, aonde o resultado de todos os cursos e capacitações serão mostrados a toda região.

O cronograma de atividades foi dado início, oficialmente, no dia 31 de julho com o Seminário Comunitário de Fruticultura, na Localidade de Nova Esperança. A partir de então, a agenda de cursos foi iniciada com uma carga horária de 180 horas para cada curso ministrado, em parte teórica e prática, com direito a certificado de conclusão e capacitação.

Segundo Pedro Cavalcante Albano, Gestor do Instituto Betel e presidente do CEACA, parceiro no Programa, "toda zona rural está sendo beneficiada como nunca foi antes, porque aonde acontecem os cursos e eventos, as demais localidades adjacentes são mobilizadas a participarem".


Pedro disse ainda que o resultado esperado é certo, na melhoria da qualidade de vida; melhoria do conhecimento técnico; aumento da produção para todos os beneficiados: agricultores, agentes de desenvolvimento comunitário e população rural e urbana. 

As comunidades beneficiadas diretamente são: Bom Lugar II, Novos Pingos:, Patativa do Assaré, Trapiá, Nova Quixabeirinha, Nova Trapia, Linda Flor, Santa Clara, Mutamba, Nova Esperança, Panon I, Panon II, Fazenda Nova, Poré, Simão, Talhado, Carne Gorda, Janduis, Bonita, Baixa de São Francisc, Riacho, Caboclo, Boa Vista do Riacho, Limoeiro, Cruzeiro, Assentamento Professor Mauricio, Baviera, Casa Forte, Porto Piató, Olho D’ água Piató, Bela Vista Piató, Areia Branca Piató e bangüê. 


Um outro Seminário Comunitário também foi realizado na Localidade de Limoeiro, no último dia 27 de agosto, abordando o tema de Bovinocultura. 

Outros SEMICs estão agendados para acontecer, com data ainda a definir, mas que abordarão os temas de Caprinocultura, Irrigação e também cursos de beneficiamento de pescado e derivados, reprodução bovina e noções básicas de informática.

Durante toda essa semana, quando os cursos já estão iniciando a parte prática, equipes do Instituto Betel têm visitado as localidades que tem trabalhado o beneficiamento de frutas, com doces de goiaba e banana e  leite, Baviera e Limoeiro respectivamente.

Pedro Cavalcante em visita 

Pedro Cavalcante em avaliação com participantes do curso

Participantes do Curso de Doces de Goiaba e Banana em Baviera

Instrutor Janssen Lima e participante





Goiabada cascão pronta

participantes do Curso de Doces de Leite em Limoeiro


Doce de Leite em preparação





Nenhum comentário:

Postar um comentário