quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso Gestão de Cooperativa bate recorde em entusiamo e participação

Há alguns meses tenho tido a oportunidade de visitar e conhecer um pouco melhor os movimentos comunitários, especialmente, na zona rural do município do Assu.
Essa oportunidade tem sido enriquecedora, pois percebo que esses movimentos, as associações, trabalham arduamente, por mudanças, muitas vezes, consideradas pequenas, mas que na realidade rural, são de suma importância, como um abastecimento d'água regular e eficiente, o acompanhamento médico, aulas regulares nos centros escolares, qualificação técnica, oportunidades e incentivo ao aprendizado e de trabalho, etc.

Então posso 'expressar' minha opinião quanto a esse Programa de capacitação que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Betel, através, UNICAMENTE, da sensibilidade e conquista de um assuense, nesse caso me refiro a Pedro Cavalcante que, junto ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, conseguiu recursos do Ministério da Agricultura e do Abastecimento para viabilizar o maior movimento de qualificação rural já realizado neste município.

Tenho visitado os cursos, conversado com instrutores, participantes e a opinião é uma só: "Nunca jamais houve um Programa tão completo como esse".

O entusiamo, porque essa á a palavra mais adequado, é visível no olhar de todos os envolvidos! Um dos exemplos são essas imagens do Curso de Gestão de Cooperativa que está acontecendo no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Assu, tendo a economista e especialista em cooperativa, Joela Siza.

Segundo a economista, uma Cooperativa tem algumas características gerais; tem a formação do quadro social e dos associados; capital social; denominação social, administração, forma constitutiva, cooperativas sociais, de trabalho, de crédito, tem que ter escrituração contábil e outras coisas. Isso tudo faz parte do currículo programático do curso que tem 180 horas que já está na fase prática, aonde a turma foi dividida e já formou 2 cooperativas: Uma de material de limpeza e outra de trufas de chocolate.

Joela Siza ministrando aula de vídeo motivacional

Participantes do Curso de Gestão de Cooperativa

Instrutora Joela e representantes das Cooperativas

Turma animada do Panon II

Associados da Cooperativa de Material de Limpeza

Água sanitária e desinfetantes nas fragrâncias lavanda e eucalipto

Associados da Cooperativa de Trufas de chocolate

Trufas de chocolate com recheio de côco

Um comentário:

  1. Parabéns ao Instituto Betel e aos responsáveis pelo Programa. São inciativas com essa que conribuem, efetivamente, para o desenvolvimento do nosso ASSU.

    Romildo Araújo
    Brasília-DF

    ResponderExcluir