quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Protetor solar



ORIENTAÇÃO SOBRE O USO DO PROTETOR SOLAR 

- Quanto mais clara for a pele, maiores devem ser os cuidados com o sol. 

- O correto seria a aplicação de fotoprotetor a cada 2 horas, não só na praia e piscina como nas montanhas e nas cidades. Use no mínimo uma vez ao dia pela manhã se não for sair de casa, reaplicar se for sair a cada 4 horas. 

- O sol também provoca muitos outros tipos de danos na pele, entre eles, manchas, ressecamento, rugas, perda da elasticidade e envelhecimento cutâneo. 

- Evite exposição ao sol entre 10h e 16h. 

- Usar fotoprotetor com Fator de Proteção Solar (FPS) maior que 15 ou 20, prefira os que protegem UVB e UVA (raios ultravioleta B e A). Existem formulações com vários tipos de veículos, por isso você precisa ter um pouco de paciência se sua pele não se adaptar ao primeiro protetor solar sugerido. Ordem de maior "gordura" do produto para o menos "gorduroso": ungüentos, pomadas, cremes, loção, gel alcóolico e spray alcóolico. Sendo esses últimos mais indicados para os pacientes com tendência a "poros" obstruídos, espinhas ou pele muito oleosa. 

- Aplicar o fotoprotetor 30 minutos antes de tomar sol e reaplicar após cada atividade, esporte ou água. 

- Fotoprotetor também deve ser passado sobre manchas e pintas. 

- Não se esquecer de passar fotoprotetor em orelhas, pálpebras, nuca e couro cabeludo (em pessoas calvas).

- Aplicar fotoprotetor labial. 

- Evitar se queimar ou ficar fortemente bronzeada. 

- Qualquer tipo de bronzeamento causa algum dano ao material genético das células da pele (inclusive bronzeamento artificial). 

SINAIS DE ALERTA 

- Pequenas lesões na pele que não cicatrizam (câncer espino e basocelular). 

- Lesões que formam "cascas" e sangram com facilidade (câncer espino e basocelular). 

- Manchas de coloração mais escura, castanhas (melanoma). 

- Coceira, sangramento, mudança do aspecto ou crescimento de uma pinta pequena ou grande, mesmo aquelas que você considera como de "nascimento" (melanoma). 

- Não espere por dor (câncer de pele geralmente é indolor). Se você acha que está fora deste grupo de risco, faça revisões anuais. Se você se inclui nesta lista, procure fazer retornos semestrais, quando apresentar feridas novas, quando tiver dúvidas ou conforme solicitação do médico.  



Proteger-se do sol sob protetores como sombrinhas, chapéus, bonés, roupas que cubram uma parte maior do corpo deve ser sempre priorizado


Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário