quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cinto de segurança e cadeirinha é tema da Semana Nacional de Trãnsito de 2010


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.
O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

“As ações educativas e os materiais produzidos referentes ao tema da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, deverão ser oportunizados à sociedade até a abertura da próxima Semana Nacional de Trânsito, sem prejuízo do desenvolvimento de outras iniciativas promovidas pelos órgãos ou entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.


Do www.denatran.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário