sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje é dia de vacinação!


Segundo informação dada pela coordenação do Núcleo de Campanhas de Vacinação do órgão, a equipe de vacinação compreenderá todo o setor urbano e rural do município. A campanha se desenvolverá por toda a próxima semana, até que se atinja o índice recomendado pelo Ministério da Saúde.

Hoje, 14, além da segunda gotinha contra a Pólio em crianças de 0 a 5 anos de idade, será disponibilizada a vacina contra a Hepatite B para um público situado na faixa etária de 9 a 11 anos. No caso da campanha contra a Pólio a meta é chegar aos 95% de cobertura.

Diversos postos de vacinação fixos atenderão, entre 8h e 17h, a população infantil que é o público-alvo da vacinação. Estarão em funcionamento nove postos do PSF localizados no setor urbano (Feliz Assú Pra Você, Morada Nova, João Paulo II, Frutilândia I e II, São João, Bela Vista, Lagoa do Ferreiro e Vertentes) e três situados na zona rural (Linda Flor, Nova Esperança e Panon II), e também nas dependências da Central do Trabalhador, do Complexo Educacional Instituto Padre Ibiapina (Cepi), na Escola Estadual Prefeito Manoel Lacerda Montenegro e na Escola Estadual Tenente-Coronel José Correia.

Sobre a vacina
Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário